Nossos Insights

Conteúdos e análises sobre o que impacta seus investimentos

Dual Momentum Investing, de Gary Antonacci

dual-momentum-investing

O livro Dual Momentum Investing é Eugene Fama, Prêmio Nobel de Economia em 2013, e é o pai da teoria de mercados eficientes.

Ele reconhece que momentum é a única anomalia que não se encaixa no seu modelo de eficiência de mercado. É difícil classificá-lo como fator de risco. Ainda assim, o fenômeno persiste ao longo do tempo e continua válido mesmo após ter sido documentado em papers acadêmicos em diversos períodos.

Há várias possíveis explicações ligadas a vieses comportamentais de investidores. Eles são difíceis evitar e são bem compreensíveis por quem participa do dia a dia dos mercados. Exemplo: a despeito do senso comum de que com base em uma filosofia de valor, que busca a melhor performance de longo prazo, o investidor deveria comprar ações quando elas estão baratas e em momentos de grande incerteza, isso é muito difícil de se implementar. Assim, assumir uma posição contrária e correr o risco de tomar um grande drawdown pode comprometer o business do gestor.

Assim, o investidor final se comporta de forma cíclica. E, portanto, o gestor acaba sendo forçado a refletir esse comportamento na sua função de reação.  No final de Dual Momentum Investing, Gary Antonacci sugere uma métrica de convexidade. Isso dá uma ideia de se o fenômeno está ganhando ou perdendo força.

Recentemente resolvi resgatar um pouco a leitura sobre momentum. Acredito que conseguiríamos melhorar o nosso perfil de retorno se incorporássemos alguns indicadores de momentum ao nosso processo de investimento.

É leitura rápida para um ou dois dias.

Leia mais análises sobre investimento em Leituras do Gestor.

Os comentários estão desativados.

Quer investir
ou tem alguma dúvida?

Entre em contato

Rua Funchal
n. 375 • Conjuntos 151 e 152
CEP. 04551-060
Vila Olímpia
São Paulo

Ver mapa no google
ANBIMA
Como Investir