
O fenômeno conhecido como “momentum”, indica que ações que mais subiram no passado recente são as que têm maior probabilidade de continuarem subindo no futuro próximo e de que as que mais caíram são as com a maior probabilidade de continuarem caindo. Este fenômeno é a “anomalia” de mercado mais persistente e disseminada que se tem conhecimento. Ela vem sendo observada e documentada em diversos países, em classes de ativos diferentes com evidências robustas há mais de dois séculos.
A grande maioria dos investidores e especuladores que atuam de forma ativa nos mercados se beneficia, e tem parte significativa de seus resultados explicados por este fenômeno, conscientemente ou não. Ocorre que este fenômeno é uma anomalia que não tem como continuar de forma indefinida.
Uma hora terá de haver a normalização (reversão à média). Como na brincadeira da dança das cadeiras, o grande risco que investidores em “momentum” correm é o de ficarem sem uma cadeira na hora em que a música parar de tocar, já que os movimentos de reversão à média ao final de um período longo em que prevaleceu o “momentum” podem ser violentos e deixar muita gente no chão.