Termos e Condições do Website

Termos e Condições sobre o Conteúdo e Acesso ao Website

• Este site foi desenvolvido pela Equitas Administração de Fundos de Investimentos LTDA. (“Equitas”) e tem caráter meramente informativo e não deve ser entendido como oferta, recomendação ou análise de investimento ou ativo, nem tampouco constitui uma oferta de serviço pela Equitas e nem venda de cotas dos fundos por ela geridos.

• Apesar do cuidado na obtenção e manuseio das informações apresentadas, a Equitas não declara ou garante a integridade, confiabilidade ou exatidão das informações, eximindo-se de quaisquer responsabilidades por prejuízos diretos ou indiretos que venham a ocorrer, nem tampouco por decisões de investimento tomadas com base nas informações contidas neste site, as quais podem inclusive serem modificadas sem comunicação.

• Antes de investir, seguem algumas informações importantes:

a. Recomendamos ao investidor a leitura cuidadosa do regulamento do fundo de investimento, do formulário de informações complementares e da lâmina de informações essenciais antes de realizar investimentos, sobretudo sobre os aspectos de risco relacionados ao investimento.

b. Fundos de Investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos – FGC.

c. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Para avaliação da performance de quaisquer fundos de investimentos, é recomendável uma análise de período de, no mínimo, 12 (doze) meses. A rentabilidade divulgada não é liquida de Impostos.

d. Os fundos de investimento utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de suas políticas de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado e a consequente obrigação do cotista de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo do fundo.

e. Alguns dos fundos expostos estão autorizados a realizar aplicações em ativos financeiros no exterior. Os fundos de ações podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes.

• O conteúdo deste website não pode ser copiado, reproduzido, publicado, retransmitido ou distribuído, no todo ou em parte, por qualquer meio e modo, sem a prévia e expressa autorização, por escrito, da Equitas através de seus representantes.

Ao continuar, declaro que:

• Li e concordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade.

• Estou ciente que para obter informações sobre os meus dados, devo entrar em contato através do canal Proteção de Dados ([email protected]).

Equitas Trends #03: Transformação Digital - Equitas

Nossos Insights

Conteúdos e análises sobre o que impacta seus investimentos

Equitas Trends #03: Transformação Digital

Para fechar nossa série de trends, o tema não poderia ser mais atual! Nunca se falou tanto sobre a Transformação Digital, sendo ela o principal fator de crescimento das empresas que souberam se posicionar, em especial, no último ano, quando o crescimento tecnológico correspondeu ao esperado para os próximos 10 anos. A necessidade posta em razão de um momento histórico vivido, foi o combustível para a aceleração do movimento que já vinha acontecendo nos últimos anos.

As tendências de mercado que tratamos nos dois primeiros episódios (clique para ler sobre Fundos Crossover e Growth Equity) desta série estão diretamente relacionadas a um fenômeno chamado Transformação Digital.

A partir do surgimento e implementação de novas tecnologias para melhorias de desempenho, produtividade e agilidade dos negócios e a solução ágil de problemas existentes na jornada do cliente até o consumo do produto final, melhorando sua experiência, transformou negócios e fez com que empresas inovadoras se destacassem no mercado, acelerando seu crescimento

Tal movimento foi acelerado em razão de três principais fatores:

1- O acesso à capacidade de processamento quase ilimitado a empresas que não tinham esse tipo de tecnologia, quando tinha um custo extremamente elevado, sendo acessível apenas a grandes empresas. Com o processamento em nuvem, empresas menores também passaram a ter acesso a esse tipo de ferramenta em seus negócios;

2- A proliferação de smartphones e a possibilidade de captura de informações e tratamento desses dados, dando mais capilaridade, compreensão do cliente e precisão na entrega de produtos e serviços por este canal; e

3- O excesso de capital disponível para investimento nesse tipo de negócio, com o crescimento dos fundos de Venture Capital.

O resultado foram modelos de negócio que priorizam a experiência do cliente, fazendo dele o verdadeiro protagonista. E como consequência disso, a mudança de hábito dos consumidores, que foi ainda mais acelerado pela pandemia do Covid-19.

Mas não é de hoje que o digital vem abrindo portas para diversos participantes. A pouca restrição para se criar um negócio digital, atraiu novas ideias e já é possível observar mudanças nas dinâmicas concorrenciais dentro dos setores, deixando para trás empresas que insistem em práticas obsoletas, dentro de um mercado que tem como característica principal o dinamismo e a facilidade de acesso

Um exemplo disso é o setor financeiro brasileiro, no qual startups voltadas para operações exclusivamente digitais vem se consolidando dentre os tradicionais bancos, com anos de mercado:

Outro setor que teve sua dinâmica transformada pelo componente tecnológico foi o de logística. Mais do que uma mudança de software, as empresas sofreram um rearranjo na estrutura interna dos processos, que agora são cada vez mais integrados. Tal eficiência foi refletida diretamente no retorno dos investimentos das empresas, principalmente em razão da redução de custos. Este avanço acabou beneficiando outro setor diretamente relacionado: o varejo, que passou a contar com a possibilidade de previsão de demanda e análises de estoques mais precisas.

Nesse sentido, as gigantes que atuam no varejo brasileiro (Mercado Livre, B2W, Magalu, Via e Amazon) disputam a melhor experiência do cliente na entrega mais eficiente dos produtos de seus marketplaces, seja ela própria, através de empresas de logística terceirizadas e contemplando até práticas de entregas rápidas como por exemplo o same day delivery. Tal disputa, junto ao crescimento do ecommerce trouxe níveis de complexidade logístico sem precedentes em termos de estoque e unidades de manutenção, centros de distribuição, roteirização.

Por fim, podemos perceber uma mudança também na estrutura organizacional das empresas, que nos últimos anos passaram a investir cada vez mais em times descentralizados e com maior autonomia, capazes de tomar decisões de forma ágil para solucionar problemas. Os colaboradores têm se tornado cada vez mais analíticos e são capazes de entender a dimensão do negócio como um todo, sendo tal relação de confiança a chave principal para incentivar equipes a desenvolver ideias inovadoras – combustível desta nova era digital.

E você? Consegue perceber a Transformação Digital acontecendo no seu dia-a-dia?

Os comentários estão desativados.

Quer investir
ou tem alguma dúvida?

Entre em contato

Rua Funchal
n. 375 • Conjuntos 151 e 152
CEP. 04551-060
Vila Olímpia
São Paulo

Ver mapa no google
ANBIMA
Como Investir