Para fechar nossa série de trends, o tema não poderia ser mais atual! Nunca se falou tanto sobre a Transformação Digital, sendo ela o principal fator de crescimento das empresas que souberam se posicionar, em especial, no último ano, quando o crescimento tecnológico correspondeu ao esperado para os próximos 10 anos. A necessidade posta em razão de um momento histórico vivido, foi o combustível para a aceleração do movimento que já vinha acontecendo nos últimos anos.
As tendências de mercado que tratamos nos dois primeiros episódios (clique para ler sobre Fundos Crossover e Growth Equity) desta série estão diretamente relacionadas a um fenômeno chamado Transformação Digital.
A partir do surgimento e implementação de novas tecnologias para melhorias de desempenho, produtividade e agilidade dos negócios e a solução ágil de problemas existentes na jornada do cliente até o consumo do produto final, melhorando sua experiência, transformou negócios e fez com que empresas inovadoras se destacassem no mercado, acelerando seu crescimento.
Tal movimento foi acelerado em razão de três principais fatores:
1- O acesso à capacidade de processamento quase ilimitado a empresas que não tinham esse tipo de tecnologia, quando tinha um custo extremamente elevado, sendo acessível apenas a grandes empresas. Com o processamento em nuvem, empresas menores também passaram a ter acesso a esse tipo de ferramenta em seus negócios;
2- A proliferação de smartphones e a possibilidade de captura de informações e tratamento desses dados, dando mais capilaridade, compreensão do cliente e precisão na entrega de produtos e serviços por este canal; e
3- O excesso de capital disponível para investimento nesse tipo de negócio, com o crescimento dos fundos de Venture Capital.
O resultado foram modelos de negócio que priorizam a experiência do cliente, fazendo dele o verdadeiro protagonista. E como consequência disso, a mudança de hábito dos consumidores, que foi ainda mais acelerado pela pandemia do Covid-19.
Mas não é de hoje que o digital vem abrindo portas para diversos participantes. A pouca restrição para se criar um negócio digital, atraiu novas ideias e já é possível observar mudanças nas dinâmicas concorrenciais dentro dos setores, deixando para trás empresas que insistem em práticas obsoletas, dentro de um mercado que tem como característica principal o dinamismo e a facilidade de acesso.
Um exemplo disso é o setor financeiro brasileiro, no qual startups voltadas para operações exclusivamente digitais vem se consolidando dentre os tradicionais bancos, com anos de mercado:
Outro setor que teve sua dinâmica transformada pelo componente tecnológico foi o de logística. Mais do que uma mudança de software, as empresas sofreram um rearranjo na estrutura interna dos processos, que agora são cada vez mais integrados. Tal eficiência foi refletida diretamente no retorno dos investimentos das empresas, principalmente em razão da redução de custos. Este avanço acabou beneficiando outro setor diretamente relacionado: o varejo, que passou a contar com a possibilidade de previsão de demanda e análises de estoques mais precisas.
Nesse sentido, as gigantes que atuam no varejo brasileiro (Mercado Livre, B2W, Magalu, Via e Amazon) disputam a melhor experiência do cliente na entrega mais eficiente dos produtos de seus marketplaces, seja ela própria, através de empresas de logística terceirizadas e contemplando até práticas de entregas rápidas como por exemplo o same day delivery. Tal disputa, junto ao crescimento do ecommerce trouxe níveis de complexidade logístico sem precedentes em termos de estoque e unidades de manutenção, centros de distribuição, roteirização.
Por fim, podemos perceber uma mudança também na estrutura organizacional das empresas, que nos últimos anos passaram a investir cada vez mais em times descentralizados e com maior autonomia, capazes de tomar decisões de forma ágil para solucionar problemas. Os colaboradores têm se tornado cada vez mais analíticos e são capazes de entender a dimensão do negócio como um todo, sendo tal relação de confiança a chave principal para incentivar equipes a desenvolver ideias inovadoras – combustível desta nova era digital.
E você? Consegue perceber a Transformação Digital acontecendo no seu dia-a-dia?