Nossos Insights

Conteúdos e análises sobre o que impacta seus investimentos

Fooled by Randomness, de Nassim Taleb

fooled-by-randomness

Fooled by Randomness trata de um conceito fundamental. Mas, que é bastante negligenciado na nossa atividade – o quanto o acaso pode influenciar resultados.

A separação entre investidores percebidos como geniais e os incompetentes pode ser o resultado, simplesmente, de uma sequência de resultados aleatórios.

As pessoas tendem a confundir e vincular um bom resultado a uma boa decisão de investimento.

Na verdade, boas decisões de investimento podem levar a resultados desfavoráveis enquanto péssimas podem gerar bons resultados.

Aliás, isso ocorre o tempo todo. Ao longo da nossa história, já tivemos alguns exemplos desses. É importantíssimo focar na qualidade das decisões e não deixar que resultados excepcionais nos levem a afrouxar nossa autocrítica sobre os processos e decisões.

Fooled by Randomness vale pelo conceito, mas ao contrário da maioria das recomendações desta lista, essa não é uma leitura agradável. Grande parte do texto é sobre o próprio Nassim Taleb, ao invés de ser sobre a ideia que ele está promovendo.

Sendo assim, na introdução, o autor diz que odeia textos em que as pessoas ficam mencionando citações de terceiros, mas o livro traz uma coleção delas. Também faz umas afirmações bobas para tentar chocar o leitor caricaturando gente como Harry Markovitz, Myron Scholes e Robert Merton como sendo pessoas intelectualmente desonestas e que não sabem o estão fazendo. Além de mencionar en passant que ele próprio é tão inteligente quanto o Bill Gates…

Leia mais análises sobre investimento em Leituras do Gestor.

Os comentários estão desativados.

Quer investir
ou tem alguma dúvida?

Entre em contato

Rua Funchal
n. 375 • Conjuntos 151 e 152
CEP. 04551-060
Vila Olímpia
São Paulo

Ver mapa no google
ANBIMA
Como Investir