Ambiental, Social e Governança

Iniciativas ESG

O tema “ESG” ou, em português, “ASG” – Ambiental, Social e Governança – tem despertado um maior interesse dos investidores e da sociedade como um todo.

Na Equitas, sempre consideramos suas dimensões e buscamos nos associar a iniciativas que apresentam impacto positivo e aderente aos nossos valores.

No escopo social, criamos em meados de 2019, o fundo “Equitas Selection Mão Amiga FIC FIA” que reverte 100% das receitas de gestão para o projeto Colégio Mão Amiga. O projeto está voltado para ações de desenvolvimento na educação de crianças e jovens em situações de vulnerabilidade. O fundo atingiu recentemente seu objetivo de patrimônio de R$130MM e permanecerá fechado para novas aplicações.

Ainda em 2019, a Equitas tornou-se signatária do PRI (Principles of Responsible Investment), entidade coordenada por uma rede internacional de investidores e suporte das Nações Unidas para promover, desenvolver e colocar em prática os seis Princípios para o Investimento Responsável. Desde a assinatura do compromisso, temos direcionado esforços para o aprimoramento da estrutura e governança internas voltadas ao tema. Tanto nossa Política de Investimento Responsável foi reformulada e disponibilizada para os investidores, como foi feita a constituição e a indicação de equipe responsável para guiar a transição para as melhores práticas de sustentabilidade. Até 2022, nossos objetivos são de integrar 100% do universo de cobertura a critérios ASG e, ainda, inseri-los no processo decisório e de alocação de investimentos.

Atuação Social

O Brasil é um país que enfrenta problemas socioeconômicos de toda ordem e que têm efeitos sobre a qualidade de vida de toda a população. Como parte de um grupo que desfruta de uma gama de oportunidades, nos sentimos no dever de contribuir na busca de um país mais desenvolvido, justo e melhor para todos.

Elegemos a educação básica, área que enfrenta enormes desafios, como nossa prioridade e foco de contribuição ativa. É por meio dela que acreditamos que teremos realmente a chance de realizar todo o potencial das pessoas e do país.

Para viabilizar essa visão, buscamos nos associar a iniciativas que apresentam impacto positivo e aderente aos nossos valores – benefícios sustentáveis de longo prazo, responsabilidade e eficiência no uso dos recursos e transparência das informações.

Nosso parceiro

Escolhemos o Colégio Mão Amiga como nosso parceiro nesta jornada, por ser feito por pessoas incansáveis, que põem a mão na massa e acreditam em mudar a realidade. Outro fator que nos aproximou do projeto foi a excelente governança que mantém, com prestação de contas e disponibilização das informações de gastos, resultados e efeitos para estudantes e comunidades. Ainda acreditamos que esse é um modelo replicável e que com os incentivos certos, pode beneficiar ainda mais pessoas em todo o Brasil.

O Colégio Mão Amiga

Idealizado pelo movimento católico Regnum Christi, o projeto atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, oferecendo educação de qualidade para seguirem seu caminho. Dessa forma, fornecem mais do que simples assistência social, mas contribuem para formar cidadãos e emancipar pessoas, famílias e comunidades inteiras, dando a elas condições para ter uma vida plena e produtiva.

A primeira unidade da escola filantrópica, formal e regular fica na região metropolitana de São Paulo, periferia de Itapecerica da Serra, e oferece um modelo inovador de educação para mais de 500 alunos de baixa renda desde a educação infantil até o ensino médio.

Números do Mão Amiga:

– 650 alunos
– 487 famílias
– 54 alunos de educação infantil
– 456 alunos do ensino fundamental
– 140 alunos do ensino médio
– 1.354 refeições de aula
– 45 professores e auxiliares de sala

O projeto impacta não só os alunos, mas também toda a comunidade. Educa crianças e jovens, envolve famílias e tem tido efeitos, inclusive, na diminuição da violência na região. Assim, ajuda a mitigar as desigualdades no país. Valorizamos e apoiamos iniciativas que mostram eficiência, governança e impacto de longo prazo.

Mão Amiga e Equitas

Apesar dos resultados impressionantes e de ter diversos financiadores, o Mão Amiga ainda encontrava dificuldades de ter uma renda recorrente e estável. E é aí que entramos. Por meio de um termo de parceria, criamos um fundo especial com os mesmos parâmetros de investimento do Equitas Selection FIC FIA, mas que tem 100% das taxas revertidas para o projeto – tanto a de administração quanto a de performance. No final de 2020, o fundo atingiu o objetivo de patrimônio de R$130MM e permanecerá fechado para novas aplicações.

Hoje, o Equitas Selection Mão Amiga é responsável por 26% da receita anual do Colégio. Dinheiro este que tem possibilitado a expansão das atividades do Colégio e a realização de seus sonhos de mudar a realidade de outras comunidades.