Nossos Insights

Conteúdos e análises sobre o que impacta seus investimentos

O que é um fundo de gestão ativa, descorrelacionado do Ibovespa?

Você sabia que em oito, de seus nove anos completos, o retorno do portfólio do Equitas Selection superou o do Ibovespa? E em um ano apenas, esteve empatado com o referido índice? Desde seu início em 2010, o Equitas Selection acumula 385% de rentabilidade X 29,7% do Ibovespa, ou seja, um retorno anualizado de 17,5% X 2,7% do Ibovespa (*dados de 31/04/20).

Para entender por que as variações do fundo são diferentes das variações do índice, é preciso compreender o que é um fundo de gestão ativa e, antes disso, o que é o Ibovespa:

O importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3 é formado pelas ações com maior volume negociado nos últimos meses, sendo basicamente composto por: aproximadamente 1/3 de ações de companhias do setor de commodities, 1/3 de ações de bancos e 1/3 de ações de companhias dos setores voltados para economia doméstica.

Já um fundo de ações de gestão ativa como o Equitas Selection, visa a superação dos resultados do Ibovespa em um horizonte de médio/longo prazo, através de uma metodologia própria de análise de empresas e stock picking, para composição de um portfólio de ações diferente do Ibovespa. Sendo assim, os resultados no curtíssimo prazo podem se descolar do índice, mas nosso propósito é sempre superá-lo no médio/longo prazo, criando valor aos nossos investidores ao longo do tempo.

Convidamos você a acessar a lâmina do fundo que está em nosso site, e analisar como são as oscilações históricas do Equitas Selection em relação ao Ibovespa no curto, médio e longo prazo.

Os comentários estão desativados.

Quer investir
ou tem alguma dúvida?

Entre em contato

Rua Funchal
n. 375 • Conjuntos 151 e 152
CEP. 04551-060
Vila Olímpia
São Paulo

Ver mapa no google
ANBIMA
Como Investir