Termos e Condições do Website

Termos e Condições sobre o Conteúdo e Acesso ao Website

• Este site foi desenvolvido pela Equitas Administração de Fundos de Investimentos LTDA. (“Equitas”) e tem caráter meramente informativo e não deve ser entendido como oferta, recomendação ou análise de investimento ou ativo, nem tampouco constitui uma oferta de serviço pela Equitas e nem venda de cotas dos fundos por ela geridos.

• Apesar do cuidado na obtenção e manuseio das informações apresentadas, a Equitas não declara ou garante a integridade, confiabilidade ou exatidão das informações, eximindo-se de quaisquer responsabilidades por prejuízos diretos ou indiretos que venham a ocorrer, nem tampouco por decisões de investimento tomadas com base nas informações contidas neste site, as quais podem inclusive serem modificadas sem comunicação.

• Antes de investir, seguem algumas informações importantes:

a. Recomendamos ao investidor a leitura cuidadosa do regulamento do fundo de investimento, do formulário de informações complementares e da lâmina de informações essenciais antes de realizar investimentos, sobretudo sobre os aspectos de risco relacionados ao investimento.

b. Fundos de Investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos – FGC.

c. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Para avaliação da performance de quaisquer fundos de investimentos, é recomendável uma análise de período de, no mínimo, 12 (doze) meses. A rentabilidade divulgada não é liquida de Impostos.

d. Os fundos de investimento utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de suas políticas de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado e a consequente obrigação do cotista de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo do fundo.

e. Alguns dos fundos expostos estão autorizados a realizar aplicações em ativos financeiros no exterior. Os fundos de ações podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes.

• O conteúdo deste website não pode ser copiado, reproduzido, publicado, retransmitido ou distribuído, no todo ou em parte, por qualquer meio e modo, sem a prévia e expressa autorização, por escrito, da Equitas através de seus representantes.

Ao continuar, declaro que:

• Li e concordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade.

• Estou ciente que para obter informações sobre os meus dados, devo entrar em contato através do canal Proteção de Dados ([email protected]).

Perguntas frequentes

Qual a diferença entre investimentos em renda fixa e renda variável?

Na Renda Fixa, o investidor empresta o seu dinheiro para uma outra parte – um governo, um banco ou uma empresa – a uma taxa de remuneração fixa e por um período determinado. Essa remuneração está atrelada a uma taxa absoluta ou ao percentual de um índice de referência. Independentemente dos resultados apurados pela parte que recebeu o dinheiro emprestado, ela deverá pagar o acordado. O risco na Renda Fixa está atrelado a incapacidade de pagamento da parte devedora.

Já na Renda Variável estão os investimentos que apresentam menor previsibilidade de rentabilidade futura, sendo um dos exemplos desse tipo de investimento, as ações. Ao investir em ações, o investidor ganha o direito de receber proventos da empresa de maneira perpétua. Enquanto a empresa existir, os acionistas recebem seus dividendos. Não existe prazo ou taxa de remuneração pré-determinados. Caso a empresa apresente resultados negativos, os acionistas não têm nenhum tipo de remuneração, e quando positivo, esse resultado é distribuído entre os seus acionistas.

O que é um fundo de investimento em ações (FIA)?

Um fundo de ações, antes de sua classificação especifica, é considerado um fundo de investimento. Fundos de investimento são considerados uma comunhão de recursos, constituídos sob a forma de condomínio. Trata-se de uma estrutura formal de investimento coletivo, onde os investidores reúnem seus recursos para investir de forma conjunta no mercado financeiro. Para os fundos denominados como ações, seu principal fator de risco está associado a variação dos preços de ações. De acordo com as regras em vigência estabelecidas pela Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”), que regula no Brasil o mercado de capitais, os fundos de ações devem investir no mínimo 67% do seu patrimônio em ações negociadas em mercado organizado ou ativos relacionados.

O que é uma cota?

O patrimônio de um fundo de investimento é dividido em cotas. Quando o recurso financeiro é aplicado em fundos de investimento, o investidor estará comprando cotas, sendo que cada cota é uma fração do valor do patrimônio do fundo. Os valores são apurados diariamente, sendo cada cota calculada pela divisão do patrimônio líquido pelo número de cotas. Divulgamos o valor diário das cotas dos fundos sob nossa gestão pelo website https://equitas.com.br/.

Com qual frequência devo acompanhar o valor das cotas?

A filosofia de investimento da Equitas é buscar retorno superior em longo prazo (de três a cinco anos), controlando riscos e protegendo o capital. Isso quer dizer que, em prazos menores, o fundo pode sofrer variações abruptas de suas cotas.  As cotas são apuradas e disponibilizadas diariamente. Porém, cabe ao investidor definir a frequência de acompanhamento dos valores, seguindo seu perfil e objetivos.

Todos os fundos de renda variável são iguais?

Não, existem diversas estratégias dentro da classificação de fundos de renda variável. Dentro das estratégias de curto prazo, temos estratégias de “Long&Short”, “Long Biased”, “Trading” entre outras. Para esses casos, o gestor busca calibrar as posições baseado em diferentes fatores e avaliando o momento do mercado. Já as estratégias de longo prazo, das quais somos adeptos, são baseadas em geração de valor. Dessa forma, o gestor busca promover uma seleção criteriosa de empresas com fundamentos sólidos ao longo do tempo.

O que é um benchmark?

Benchmark é o índice de referência para avaliar e acompanhar a rentabilidade de um investimento e base de referência para a taxa de performance, se aplicável.  Os investimentos com gestão ativa buscam superar o seu benchmark, enquanto os investimentos com gestão passiva têm como objetivo seguir o benchmark definido.  O Índice Bovespa – ou Ibovespa – é o principal ou mais conhecido índice do mercado de ações brasileiro, sendo bastante popular como benchmark.

O que é estratégia fundamentalista de investimento?

Uma ação é uma fração de uma empresa. O preço em que é negociada depende de um conjunto de fatores com efeitos em curto, médio e longo prazo. Em nosso processo de investimento, seguimos a estratégia fundamentalista para selecionar os ativos que compõe nosso portfólio.

A análise fundamentalista busca o entendimento dos fatores que influenciam o preço das ações no longo prazo. Ela parte dos fundamentos da empresa, ou seja, da avaliação de diversos indicadores como situação financeira, mercadológica e econômica para entender o valor e o potencial de rendimento.

Como é feito o processo de análise de investimento?

Nosso processo de investimento utiliza métodos quantitativos e qualitativos com base na experiência e conhecimento coletivo adquiridos ao longo dos muitos anos de trabalho em conjunto.

Pela sua complexidade, cada gestora e equipe de investimento conta com seus próprios critérios para avaliar as empresas e tomar as decisões de composição de seu portfólio. Na Equitas, nosso processo de seleção de oportunidades de investimento se inicia na fase de geração de ideias. Qualquer membro da equipe pode ser originador de uma possível ideia de investimento a ser aprofundada e submetida a próxima etapa do processo de investimento. Nesta fase, o ambiente aberto, colaborativo e de alinhamento de interesses entre os membros da equipe estimula a originação de possíveis ideias de investimento. Com os cases definidos, os analistas setoriais buscam obter um amplo leque de informações quantitativas e qualitativas para formar um entendimento detalhado da companhia alvo de nossa análise.

Ao final do processo, as oportunidades sob análise são submetidas ao Comitê de Investimento que reúne sócios e analistas de investimento para discussão e avaliação. Uma vez tomada a decisão de investimento em determinada empresa e feita a alocação de recursos pelos fundos, a empresa passa a ser acompanhada e constantemente reavaliada.

Onde encontro informações sobre os fundos da Equitas?

As informações sobre os fundos geridos pela Equitas Investimentos estão disponíveis no website https://equitas.com.br/. Para acesso ao material publicado mensalmente com a rentabilidade do fundo e composição do resultado por setor, na página inicial, há o link para inclusão no mailing. Além disso, o investidor pode acessar as redes sociais da Equitas no Instagram (@equitas.investimentos) e no LinkedIn (Equitas Investimentos).

Quais são as taxas cobradas para investir no Equitas Selection FIC FIA?

São cobrados dois tipos de taxa, administração e performance. A taxa de administração é a remuneração pelo trabalho da equipe de gestão do fundo, que participa de todo o processo de investimento, desde a avaliação da empresa até a decisão de alocação dos recursos. Além disso, essa taxa ainda é responsável por cobrir os custos da gestora, que vão desde a estrutura física até os itens referentes à custódia e auditoria. Já a taxa de performance, é cobrada sobre o valor que excede o benchmark definido.

No Equitas Selection FIC FIA a taxa de administração é de 2% ao ano sobre o valor total investido por cada cotista, provisionada diariamente e descontada mensalmente. O benchmark definido para o fundo é o Ibovespa, portanto, a taxa de performance de 20% incide sobre o que o fundo tiver de retorno superior ao índice, provisionada diariamente e cobrada semestralmente.

O valor da cota é líquido das taxas e custos, pois são descontadas conforme a permanência e desempenho do fundo investido.

Qual é a tributação do Equitas Selection FIC FIA?

A tributação dos fundos de ações relativa ao Imposto de Renda será de 15% sobre o valor dos rendimentos. O valor do tributo é calculado e descontado apenas no evento de resgate de cotas, e automaticamente retido na fonte, sem outras obrigações para o investidor.

Com isso, a tributação aplicada em fundos de ações é diferente da incidente no investimento direto em ações. No último caso, a cada transação, os ganhos precisam ser apurados e pagos via DARF. Já para o investimento em fundos, essa responsabilidade é atribuída ao administrador, que cumpre de forma independente do gestor sem que o investidor tenha que se preocupar com cálculos, alíquotas, recolhimento e pagamentos dos imposto devidos.

Para os fundos que possuem tributação seja de longo prazo ou de curto prazo, ocorre a cobrança de come cotas, uma forma de antecipação do recolhimento do Imposto de Renda. Além do come cotas, o prazo dos ativos investidos pelo fundo em conjunto com o prazo de permanência do investidor irá definir a alíquota no resgate.

O Equitas Selection FIC FIA, por ser um fundo de ações, não conta com incidência do come cotas.

Qual o prazo de resgate do Equitas Selection FIC FIA?

O prazo de resgate é definido como o tempo entre o pedido de resgate feito pelo investidor e o depósito do dinheiro em sua conta e depende do prazo de cotização e do prazo de liquidação. A definição do prazo de resgate de um fundo permite que o gestor opere conforme a liquidez e volatilidade do mercado, sem prejudicar sua estratégia.

O Equitas Selection FIC FIA tem o prazo de conversão de cotas de D+30 dias corridos. Após esse período, são necessários mais dois dias úteis para a liquidação, ou seja, para que o valor seja transferido para o investidor. Dessa forma, quando um cotista solicita um resgate no Equitas Selection FIC FIA, o valor estará disponível em conta no período de D0 (data da solicitação) + 30 dias corridos (prazo de cotização) + 2 dias úteis (prazo de liquidação).

O valor da cota que vou receber quando efetuar o resgate é relativo à data do pedido de resgate ou a data de efetivação?

O valor recebido pelo investidor será relativo ao valor da cota 30 dias corridos após a solicitação do resgate.

Quantas e quais são as ações que compõem a carteira do Equitas Selection FIC FIA?

O Equitas Selection FIC FIA investe no Selection Master FIA, que por sua vez é composto por entre 20 e 30 ações. Dentro do processo de investimento interno, as posições são classificadas em principais ou periféricas. As posições consideradas principais podem, individualmente, atingir um limite máximo de 20% do patrimônio do fundo, enquanto as periféricas podem chegar ao máximo de 5% do patrimônio por posição.

Com essa divisão da carteira, espera-se atingir um nível de diversificação suficiente, mas que cada papel, de forma segregada, possa agregar resultado a estratégia.

De acordo com o momento de mercado e a visão sobre o potencial dos ativos, as posições vão sendo ajustadas ou alteradas.

Para mais detalhes sobre a composição do fundo, o investidor pode consultar o site da CVM (https://cvmweb.cvm.gov.br/swb/default.asp?sg_sistema=fundosreg) e ter acesso aos ativos dos fundos de investimento com defasagem máxima de 90 dias.

Como um fundo de ações dilui o risco?

Na Equitas, o principal mecanismo de controle de risco se dá através do investimento em uma composição de ações de diferentes setores da economia e com exposição a diferentes fatores de risco. Aqui pode ser aplicada a velha máxima de “não colocar todos os ovos em uma única cesta”, ou seja, a diversificação. Além disso, o fundo utiliza instrumentos financeiros que tem capacidade de proteger o patrimônio do fundo e evitar a perda permanente de capital.

O que é alavancagem? Quais são os riscos dessa estratégia?

Alavancagem é o uso de instrumentos de crédito, como empréstimos por exemplo, ou de instrumentos derivativos para potencializar os resultados. A ideia da alavancagem é operar com exposição maior do que o seu valor patrimonial. A alavancagem pode exigir a venda das ações da carteira antes do prazo desejado, ou depósito de garantias, com aumento dos riscos de mercado e/ou liquidez não compatíveis com um horizonte de investimento de longo prazo.

O que acontece com os dividendos pagos pelas empresas investidas pelo Equitas Selection?

Os dividendos recebidos são reinvestidos de acordo com a estratégia de investimento.

Como é definido o passivo do Equitas Selection?

O passivo de um fundo pode ser definido como a divisão dos clientes desse fundo. No Equitas Selection o passivo está distribuído entre family offices, wealth management e plataformas de varejo.

O que é capacity de um fundo? Há um capacity máximo para o Equitas Selection?

Capacity pode ser definido como o volume máximo do patrimônio líquido de um fundo ou estratégia, estimado pelo gestor, com o objetivo de manter a capacidade de retorno. A Equitas faz o exercício de, constantemente, analisar o tamanho do fundo e posições, sempre buscando a melhor relação risco vs retorno para o investidor.