
Recomendo Principles fortemente! Quase não li por preconceito. Quando ele lançou o livro em 2017 achei que seria a “volta de comemoração da vitória” de um trader ultra bem-sucedido. Deixando a questão da comemoração da carreira de lado, Principles é excelente!
No começo, Dalio descreve brevemente como começou o Bridgewater e fala sobre a evolução da empresa. Assim, conta detalhadamente os princípios que usa para a vida e o trabalho.
Ray Dalio estudou muito (informalmente) sobre psicologia e neurociência com o objetivo de entender pessoas e comportamentos. Dessa forma, detalha como todos os processos do Bridgewater, estrutura organizacional e cultura foram moldados a partir desta compreensão.
Sendo assim, é muito interessante e útil para qualquer organização que lida com tomada de decisões constantes. Como é o caso de empresas de investimento. É impressionante sua capacidade em descrever situações. E de articular trade-offs a partir do framework que usa para compreender pessoas e comportamentos. Há vários paralelos claros com situações que vivenciamos.
Dito isso, Principles é uma narrativa. Não sei o quanto essa narrativa explica a performance dos investimentos do Bridgewater, mas suspeito que a correlação seja exagerada.
Leia mais sobre os melhores livros recentes em Leitura do Gestor.