Termos e Condições do Website

Termos e Condições sobre o Conteúdo e Acesso ao Website

• Este site foi desenvolvido pela Equitas Administração de Fundos de Investimentos LTDA. (“Equitas”) e tem caráter meramente informativo e não deve ser entendido como oferta, recomendação ou análise de investimento ou ativo, nem tampouco constitui uma oferta de serviço pela Equitas e nem venda de cotas dos fundos por ela geridos.

• Apesar do cuidado na obtenção e manuseio das informações apresentadas, a Equitas não declara ou garante a integridade, confiabilidade ou exatidão das informações, eximindo-se de quaisquer responsabilidades por prejuízos diretos ou indiretos que venham a ocorrer, nem tampouco por decisões de investimento tomadas com base nas informações contidas neste site, as quais podem inclusive serem modificadas sem comunicação.

• Antes de investir, seguem algumas informações importantes:

a. Recomendamos ao investidor a leitura cuidadosa do regulamento do fundo de investimento, do formulário de informações complementares e da lâmina de informações essenciais antes de realizar investimentos, sobretudo sobre os aspectos de risco relacionados ao investimento.

b. Fundos de Investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos – FGC.

c. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Para avaliação da performance de quaisquer fundos de investimentos, é recomendável uma análise de período de, no mínimo, 12 (doze) meses. A rentabilidade divulgada não é liquida de Impostos.

d. Os fundos de investimento utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de suas políticas de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado e a consequente obrigação do cotista de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo do fundo.

e. Alguns dos fundos expostos estão autorizados a realizar aplicações em ativos financeiros no exterior. Os fundos de ações podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes.

• O conteúdo deste website não pode ser copiado, reproduzido, publicado, retransmitido ou distribuído, no todo ou em parte, por qualquer meio e modo, sem a prévia e expressa autorização, por escrito, da Equitas através de seus representantes.

Ao continuar, declaro que:

• Li e concordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade.

• Estou ciente que para obter informações sobre os meus dados, devo entrar em contato através do canal Proteção de Dados ([email protected]).

The Halo Effect - Phil Rosenzweig - Leitura do Gestor - Equitas

Nossos Insights

Conteúdos e análises sobre o que impacta seus investimentos

The Halo Effect, de Phil Rosenzweig

the-halo-effect

The Halo Effect é uma leitura obrigatória para quem leu os livros do Jim Collins. Também é uma ótima indicação para quem leu autores que usam narrativas para explicar sucessos empresariais ou em investimento. O autor é professor do IMD que deu aula em Harvard por bastante tempo.

Assim, The Halo Effect tem muito a ver com o primeiro ponto da nossa apresentação institucional em que descrevemos as nossas crenças. Não há fórmula mágica!

Rosenzweig descreve o fenômeno que observamos o tempo todo em nossas análises sobre desempenho de empresas (e de fundos) que são feitas ex-post. A necessidade de buscar explicações simples acabam levando à construção de narrativas que são totalmente influenciadas pelo resultado. Dessa forma, o conceito tem muito a ver com o descrito pelo Nassim Taleb em “Fooled by Randomness”.

Ele faz uma crítica forte e direta aos livros dos gurus da gestão empresarial, como Jim Collins, que apresentam fórmulas para o sucesso baseadas em análises que são totalmente influenciados pelo viés do conhecimento da performance ex-post. Aponta que os resultados de estudos feitos com mais rigor metodológico são pouco atraentes para os que buscam narrativas interessantes.

Por exemplo, a influência de boas práticas de gestão e liderança influenciam o desempenho das companhias, mas explicam o desempenho num grau muito pequeno (4%-10%). A incerteza sobre o comportamento de consumidores e competidores faz com que tomadas de decisões estratégicas sejam carregadas de incertezas. Isso impede que uma fórmula (ex: focar em poucas atividades core, ou explorar novas alternativas) seja vencedora em todas as situações. Do mesmo modo, fórmulas de gestão podem ter efeito bastante distinto dependendo da cultura empresarial, perfil das pessoas, setor, etc.

Conclusão

Assim, a conclusão é de que não há fórmula para performance. Afinal, o sucesso é resultado de uma série de fatores que podem variar dependendo da situação. Ou seja, o melhor que se pode fazer na busca pelo sucesso é usar o bom senso na tomada de decisões. Trabalhar arduamente. E, um pouco de sorte.

Leia mais análises sobre investimento em Leituras do Gestor.

Os comentários estão desativados.

Quer investir
ou tem alguma dúvida?

Entre em contato

Rua Funchal
n. 375 • Conjuntos 151 e 152
CEP. 04551-060
Vila Olímpia
São Paulo

Ver mapa no google
ANBIMA
Como Investir