Termos e Condições do Website

Termos e Condições sobre o Conteúdo e Acesso ao Website

• Este site foi desenvolvido pela Equitas Administração de Fundos de Investimentos LTDA. (“Equitas”) e tem caráter meramente informativo e não deve ser entendido como oferta, recomendação ou análise de investimento ou ativo, nem tampouco constitui uma oferta de serviço pela Equitas e nem venda de cotas dos fundos por ela geridos.

• Apesar do cuidado na obtenção e manuseio das informações apresentadas, a Equitas não declara ou garante a integridade, confiabilidade ou exatidão das informações, eximindo-se de quaisquer responsabilidades por prejuízos diretos ou indiretos que venham a ocorrer, nem tampouco por decisões de investimento tomadas com base nas informações contidas neste site, as quais podem inclusive serem modificadas sem comunicação.

• Antes de investir, seguem algumas informações importantes:

a. Recomendamos ao investidor a leitura cuidadosa do regulamento do fundo de investimento, do formulário de informações complementares e da lâmina de informações essenciais antes de realizar investimentos, sobretudo sobre os aspectos de risco relacionados ao investimento.

b. Fundos de Investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos – FGC.

c. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Para avaliação da performance de quaisquer fundos de investimentos, é recomendável uma análise de período de, no mínimo, 12 (doze) meses. A rentabilidade divulgada não é liquida de Impostos.

d. Os fundos de investimento utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de suas políticas de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado e a consequente obrigação do cotista de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo do fundo.

e. Alguns dos fundos expostos estão autorizados a realizar aplicações em ativos financeiros no exterior. Os fundos de ações podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes.

• O conteúdo deste website não pode ser copiado, reproduzido, publicado, retransmitido ou distribuído, no todo ou em parte, por qualquer meio e modo, sem a prévia e expressa autorização, por escrito, da Equitas através de seus representantes.

Ao continuar, declaro que:

• Li e concordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade.

• Estou ciente que para obter informações sobre os meus dados, devo entrar em contato através do canal Proteção de Dados ([email protected]).

Winning the Losers’ Game - Leitura do Gestor - Equitas

Nossos Insights

Conteúdos e análises sobre o que impacta seus investimentos

Winning the Losers’ Game, de Charles Ellis

winning-the-losers-game

Charles Ellis é professor de Yale e Harvard e consultor de vários fundos de pensão e endownments nos EUA. Winning the Losers’ Game é um best-seller na sua sétima edição e a introdução foi feita por David Swensen.

A ideia central é de que investimento é um losers’ game. Ou seja, para o sucesso de longo prazo é muito mais importante não cometer grandes erros do que obter grandes acertos.

O livro

No começo do livro, o autor faz uma analogia com jogos de tênis jogado por profissionais e por amadores. Os profissionais jogam um winners’ game, em que têm um enorme controle dos golpes. Ganha o jogador que consegue bater a bola mais forte e/ou mais perto da linha para deslocar o adversário ou levá-lo ao erro. Por sua vez, no jogo dos amadores, como em investimento, os golpes são muito imprecisos. Em investimento, a incerteza sobre o futuro faz esse papel. Assim, ganha quem consegue passar a bola para o outro lado para deixar o outro errar.

A maior parte da obra é dedicada ao argumento de que os investidores deveriam investir em ETF’s (Exchanged Traded Fund), ao invés de escolher gestores ativos ou tentar fazer stock picking. Ele diz que o desenvolvimento do mercado americano nos últimos 30 anos fez com que se tornasse altamente eficiente e muito difícil de ser batido com consistência.

Análises

Dessa forma, ele faz análise dos retornos dos fundos ativos americanos. E chega a conclusões parecidas com as dos papers de Eugene Fama dos anos 90. Que são: os gestores entregam, em média, performances líquidas de taxas que são inferiores aos índices de mercado. A maioria dos que batem o mercado em um período acabam perdendo nos períodos subsequentes. São pouquíssimos os que superam o mercado no longo prazo. E, como é quase impossível identificá-los a priori, os investidores não deveriam nem tentar.

Ao invés de gastar tempo e energia com essa tentativa de bater o mercado, os investidores deveriam focar na tarefa mais importante. Que, por sua vez, é definir um plano de investimento de longo prazo com o mix correto de ativos e manter-se nesse plano. Para ele, o percentual que deveria ser investido em ações é bem alto.

Ao longo de Winning the Losers’ Game, Ellis trata também dos vieses comportamentais. O autor traz uma discussão sobre o conflito entre agente vs. principal investidor a que os gestores estão expostos. Além disso, argumenta que os horizontes de poupança e investimento. Afirma que deveriam ser muito mais longos do que as pessoas normalmente têm em mente – preferencialmente 50-80 anos (multigeracional).

Conclusão

O livro é muito bom, mas o leitor tem que entender o contexto e o foco do autor. Ele trata “o mercado” de forma homogênea. Faz generalizações que se aplicam bem aos mercados mais líquidos e desenvolvidos, como o americano. Sendo assim, não se propõe a analisar nuances nem nichos de mercado onde a eficiência de precificação pode ser muito menor.

Leia mais análises sobre investimento em Leituras do Gestor.

Os comentários estão desativados.

Quer investir
ou tem alguma dúvida?

Entre em contato

Rua Funchal
n. 375 • Conjuntos 151 e 152
CEP. 04551-060
Vila Olímpia
São Paulo

Ver mapa no google
ANBIMA
Como Investir