Termos e Condições do Website

Termos e Condições sobre o Conteúdo e Acesso ao Website

• Este site foi desenvolvido pela Equitas Administração de Fundos de Investimentos LTDA. (“Equitas”) e tem caráter meramente informativo e não deve ser entendido como oferta, recomendação ou análise de investimento ou ativo, nem tampouco constitui uma oferta de serviço pela Equitas e nem venda de cotas dos fundos por ela geridos.

• Apesar do cuidado na obtenção e manuseio das informações apresentadas, a Equitas não declara ou garante a integridade, confiabilidade ou exatidão das informações, eximindo-se de quaisquer responsabilidades por prejuízos diretos ou indiretos que venham a ocorrer, nem tampouco por decisões de investimento tomadas com base nas informações contidas neste site, as quais podem inclusive serem modificadas sem comunicação.

• Antes de investir, seguem algumas informações importantes:

a. Recomendamos ao investidor a leitura cuidadosa do regulamento do fundo de investimento, do formulário de informações complementares e da lâmina de informações essenciais antes de realizar investimentos, sobretudo sobre os aspectos de risco relacionados ao investimento.

b. Fundos de Investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos – FGC.

c. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Para avaliação da performance de quaisquer fundos de investimentos, é recomendável uma análise de período de, no mínimo, 12 (doze) meses. A rentabilidade divulgada não é liquida de Impostos.

d. Os fundos de investimento utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de suas políticas de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado e a consequente obrigação do cotista de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo do fundo.

e. Alguns dos fundos expostos estão autorizados a realizar aplicações em ativos financeiros no exterior. Os fundos de ações podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes.

• O conteúdo deste website não pode ser copiado, reproduzido, publicado, retransmitido ou distribuído, no todo ou em parte, por qualquer meio e modo, sem a prévia e expressa autorização, por escrito, da Equitas através de seus representantes.

Ao continuar, declaro que:

• Li e concordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade.

• Estou ciente que para obter informações sobre os meus dados, devo entrar em contato através do canal Proteção de Dados ([email protected]).

Ações de Valor X Ações de Crescimento - Equitas

Nossos Insights

Conteúdos e análises sobre o que impacta seus investimentos

Ações de Valor X Ações de Crescimento

No post “Mudanças de comportamento pós-pandemia”, mostramos que a combinação de juros baixos e inovação tecnológica tem afetado o ambiente de investimentos mundo afora. Hoje, queremos nos aprofundar no assunto e mostrar, por meio de estudos publicados por duas gestoras reconhecidas mundialmente, o QUANTO o ambiente de investimentos foi alterado.

O primeiro é um estudo da gestora Two Centuries Investment publicado no Financial Times no último mês, que demonstra que em nenhum outro momento na história a valorização das ações de empresas com baixa expectativa de crescimento e múltiplos baixos, conhecidas como ações de “valor”, esteve tão defasada em relação às ações de empresas com grande expectativa de crescimento (ações de “crescimento”), como no momento atual. Para gestores como a Two Centuries Investment, cujo processo de escolha dos ativos que compõem o seu portfólio é baseado na aplicação sistemática de regras quantitativas a partir de dados históricos, o momento atual é visto como único na história.

O segundo foi publicado em maio deste ano pela AQR, uma das gestoras mais conhecidas nos EUA pelo uso de uma abordagem sistemática, e sugere que o momento não é apenas único, trata-se de uma situação insustentável de grande “exagero” de expectativas na visão da gestora. Em seu estudo, que vale a pena ser lido com atenção, a AQR testa exaustivamente diversas possíveis hipóteses para o mesmo fenômeno de exagero de expectativas refletido na precificação atual de ações de “crescimento” em relação às ações de “valor”. Historicamente, as ações de “crescimento” são em média 4x mais valorizadas do que as de “valor”. No momento, esta diferença está em mais de 12x que é o patamar mais alto da história. A conclusão é que mesmo levando em conta todas as explicações mais comuns, como as de que “o mundo mudou em função da tecnologia”, para a discrepância observada entre os preços das ações de “valor” e as de “crescimento”, os investidores nunca na história estiveram dispostos a pagar tão caro pelas ações que eles “adoram” e nunca estiveram propensos a pagar tão pouco pelas ações que “não gostam”.


A grande dúvida e o desafio para os investidores agora é saber quando o “muito” se torna “demais” e quando as expectativas se tornam “exageradas”.

Os comentários estão desativados.

Quer investir
ou tem alguma dúvida?

Entre em contato

Rua Funchal
n. 375 • Conjuntos 151 e 152
CEP. 04551-060
Vila Olímpia
São Paulo

Ver mapa no google
ANBIMA
Como Investir